“Casa de Campo em Tijolo” – Trabalho interno de interpretação, modelação e renderização de um projecto clássico (mas nunca construído) de Mies van der Rohe, mestre do Movimento Moderno.
O projecto original, datado de 1923, consistia apenas de 2 ou 3 desenhos simples que mostravam uma arquitectura muito minimalista (para a época) e que se dispunha através de uma composição orgânica de paredes-planos. Nos anos 20, esta linguagem arquitectónica e conceito de fluidez espacial foram extremamente inovadores, demonstrando ainda estreitas relação formais com movimentos artísticos como o Neoplasticismo.
Sendo um exercício em que se presume o arquitecto ter servido ele próprio como ‘cliente’, nunca foi contudo construído. O seu propósito era sobretudo servir como manifesto de ideias para uma Nova Arquitectura. É por isso um trabalho muito interessante de ‘trazer à vida’ através de tecnologia interactiva de renderização em tempo real, neste caso o Unreal Engine 4.
Para lhe dar um ar convincente, baseámos-nos também nos projectos realmente construídos de Mies, especialmente as casas em tijolo Lange e Esters, em Krefeld na Alemanha, que são óbvios parentes tardios deste projecto seminal. A ideia foi representar os materiais e elementos construtivos tão próximos quanto possível à aparência que teria um projecto construído por Mies nas primeiras décadas do século XX. Isto reflecte-se também na escolha de mobiliário, com várias peças desenhadas por Mies e outras peças contemporâneas.
Tirando partido da versatilidade dada pelo Unreal Engine, produzimos ainda um curto filme de animação 3D sobre o projecto, onde através da música, sonoplastia e movimento dos planos visuais se procura dar um pouco de vida a este projecto virtual e pôr em relevo as suas singulares características arquitectónicas.
https://www.instagram.com/virtuvius/
https://www.facebook.com/virtuvius3D
Autor original do Projeto
Ludwig Mies van der Rohe
Ano do Projecto original
1923
Interpretação, modelação e visualização 3D
Carlos Soares Ribeiro
Luís Soares
Software utilizado
Rhinoceros e Unreal Engine 4