O gabinete Dois Arquitectos, liderado pelos arquitetos Nuno Costa e Cátia Alexandre, venceu o 1º lugar no “Concurso de Ideias Estudo Urbanístico da Zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Places Lab” lançado pela Câmara de Aveiro no passado mês de Setembro.
Ideia a concurso que arrecadou um prémio de 50 mil euros e o sonho de ver aproveitada a aposta numa ocupação que, segundo os promotores, quer explorar o conceito de Parque Urbano.
O gabinete Dois Arquitectos assume a importância deste trabalho criativo, entretanto realizado. Diz que tratando-se de uma área nobre da sua própria cidade, procurou defender a visão de residentes com uma exploração de um conceito que permite o funcionamento da área como ponto de encontro, área comercial, residencial e hoteleira e espaço de lazer onde será possível encontrar espaço para ancoradouro náutico.
O projeto vencedor do concurso de ideias para a antiga lota, lançado pela Câmara de Aveiro, foi apresentado em pormenor pelo gabinete aveirense Dois Arquitectos. A apresentação do chamado “Parque Urbano das Marinhas” veio acompanhada com números. Para habitação estão destinados 15.400 metros quadrados e outros oito mil para um hotel. O edifício da lota, atualmente devoluto, será remodelado e ampliado e ocupará 2.250 metros quadrados, ficando destinado à venda de produtos locais, a comércio e restauração. Para as associações náuticas e culturais serão construídos armazéns de seis mil metros quadrados e o Living Places Lab, um equipamento vocacionado para a interpretação ambiental e a investigação, terá 2.350 metros quadrados. A zona de parque urbano propriamente dita, um espaço «agregador e polivalente», segundo o arquiteto Miguel Melo, será dotada com 22.500 metros quadrados. Haverá, ainda, um ancoradouro com 13.400 metros quadrados, capaz de receber embarcações até 40 metros.
“É com orgulho que apresentamos a nossa proposta para o lugar da antiga lota de Aveiro. Caracterizada por ser uma zona limite da cidade, maioritariamente devoluta e invadida pela natureza, pode ser um local de partida para os mais aventureiros que rompem mar adentro na procura de atividade física ou, simplesmente, paz de espírito. Aveiro é uma cidade com história, uma história muito ligada à água, às safras, às tradições e às suas gentes e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida nos seus habitantes e visitantes é uma forma de a homenagear. Modernidade, sustentabilidade e inclusão, a par com o respeito pela história e cultura do lugar, uma proposta que valoriza um património muito nosso.” Dois Arquitectos






