A Milano Arch Week apresenta a partir de 24 de Maio, a exposição “Carrilho da Graça: Lisboa.” Depois de passar por Portugal, Uruguai, Argentina, Brasil, Espanha e França, é agora a vez de Itália.
Vai inaugurar em Milão, na próxima 5ª feira, 24 de Maio, e integrada na Milano Arch Week, a exposição Carrilho da Graça: Lisboa, que conta com a curadoria de Marta Sequeira, docente e investigadora da Universidade de Lisboa e Susana Rato, arquiteta e outrora colaboradora do atelier Carrilho da Graça. Trata-se de uma seleção de 13 projetos para a cidade de Lisboa, de um dos mais conhecidos arquitetos portugueses, desenhados entre o final dos anos de 1980 e 2015.
João Luís Carrilho da Graça, in “A arquitectura é perigosa”, 1994
O propósito de que o projeto de arquitetura assenta na análise do território subjaz, de resto, a toda a obra de João Luís Carrilho da Graça, que adquiriu o que melhor se poderia denominar como vocação territorial. A seleção de obras apresentadas nesta exposição corresponde então a um verdadeiro catalogue raisonné dos trabalhos de Carrilho da Graça para a cidade de Lisboa – não se trata de uma compilação completa e definitiva, mas dos projetos mais relevantes considerados neste contexto pelo autor.
«Pode uma cidade ser revelada através da perspetiva pessoal de um arquiteto?
Porque em Carrilho da Graça: Lisboa, não é Lisboa que se vê, mas a cidade e o seu arquiteto, isto é, uma realidade paralela construída a partir do imaginário de um autor.»
E afirma
«Carrilho da Graça é um olisipógrafo da novíssima geração, que trabalha sobre Lisboa com a dedicação de um poeta.»
Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o apoio da Direção Geral das Artes e do Instituto Camões e foi considerada pelo Ministério da Cultura Português de Manifesto Interesse Cultural.
Comissariado _ Marta Sequeira e Susana Rato • Projeto expositivo _ João Luís Carrilho da Graça, Marta Sequeira, João Cruz, Beatrice Muzi • Produção _ Rita Faustino Salgado • Documentário _ Manuel Graça Dias (autoria), José Edgar Feldman (realização e montagem), Paulo Abreu (imágem), Miguel Mares, Miguel Rafael (operação de imagem), Nuno Carvalho (sonoplastia), Paulo Curado (mistura de som), Nápoles Produções (produção), Paulo Guerra (director de produção), Ana Teresa Hagatong, Francisco Freire, Paulo Barreto, Victor Beiramar Diniz (produção JLCG), Sérgio Figueiredo (transcrição e tradução para inglês), Maria Guerreiro (tradução para espanhol) • Vídeo _ Tiago Casanova (realização e edição), Miguel Rafael (operação de imagem), com a colaboração de ARCHC_3D / CIAUD / FA-ULISBOA • Maquetas _ Paulo Barreto (coordenação), Filipe Louraço, Margarida Belo, Cristina Reis, Vincenzo Buongiorno, João Centeno, João Aragão, Pedro Quendera, Antonio Carrilho da Graça, João Cruz, Diana Ledo, Teresa Hagatong, Mariana Bacelar, Mariana Salvador, María Pathe, Teresa Buryova, Caroline Escanda • Desenhos _ Nuno Pinto, João Cruz, Filipe Louraço, Fábio Azevedo, Beatrice Muzi • Design gráfico _ P-06 atelier
____
Exposição “Carrilho da Graça: Lisboa”
Inauguração: 24 de Maio, 15:30
Datas: 24 de Maio a 29 de Junho, segunda a sexta, das 9:00 às 19:30
Local: Scuola di Architettura Urbanistica Ingegneria delle Costruzioni _ Politecnico di Milano _ _ Gamma Hall
Morada: Via Andrea Maria Ampère, 2, 20133 Milano
Datas: 24 de Maio, 16:00
Local: Scuola di Architettura Urbanistica Ingegneria delle Costruzioni _ Politecnico di Milano _ Patio
Morada: Via Andrea Maria Ampère, 2, 20133 Milano
João Luís Carrilho da Graça
N. Portalegre, 1952. Arquiteto, licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1977, ano em que iniciou a sua atividade profissional.
Professor visitante da Escuela Técnica superior de Arquitectura de la Universidad de Navarra em 2005, 2007, 2010, 2014 e 2015 e do College of Architecture, Art, and Planning da Cornell University, New York, em 2015.










