O Prémio André Jordan 2018 distinguiu João Appleton, Sónia Alves e Karl Benjamin Kraehmer na edição deste ano, em que o arrendamento urbano e as necessidades de habitação foram os temas centrais dos trabalhos dos vencedores.
O prémio na categoria de Dissertações de Mestrado foi, este ano, entregue a Karl Benjamin Kraehmer, do Politécnico di Torino, que sob o tema “Gentrification without Gentry? Tourism and Real Estate Investment in Lisbon” faz uma síntese do mercado de alojamento local na cidade de Lisboa e do seu percurso. É a perspetiva de um autor estrangeiro sobre a evolução deste mercado e em que contexto surge – enquanto solução de financiamento da reabilitação e como alternativa aos usos tradicionais dos fogos – fazendo ainda uma leitura histórica das condições que levam ao abandono das cidades e as condições para o regresso da reabilitação. O autor põe ainda em evidência os desafios de assegurar a estabilidade das comunidades que residem à luz da evolução do mercado, os benefícios que a reabilitação traz e o risco de uma certa descaracterização numa nova dinâmica.
Para André Jordan, presidente do Grupo André Jordan, «este prémio começou da escassez de trabalhos académicos sobre o setor imobiliário». Destacando a evolução do setor nas últimas décadas, afirmou que «temos hoje uma indústria ao nível internacional na qualidade e no produto».
Augusto Mateus, presidente do júri do Prémio, destacou a importância do prémio enquanto ferramenta para ter um profundo conhecimento das realidades e para «sinalizar aquilo que a sociedade, os estudiosos e o mercado dão como mais relevante, numa articulação do mercado com a democracia». Para si, imobiliário, turismo ou cidades «são atividades decisivas para o futuro, nas quais não se podem repetir os erros do passado».
Na edição 2018 do Prémio André Jordan, os vencedores recebem um prémio com o valor pecuniário de 7.500€ para Teses de Doutoramento ou Artigos Científicos, bem como um prémio pecuniário de 1.000€ para dissertações de Mestrado. Por forma a aproximar os meios técnico, científico e profissional, os trabalhos premiados serão ainda publicados numa edição adaptada para distribuição aos profissionais do mercado Imobiliário.
© Direitos Reservados


