A tecnologia, chave na evolução da arquitectura moderna

Categorias: Produtos

O mundo está em constante transformação. Periodicamente, novas tecnologias surgem, contribuindo de forma directa ou indirecta, para melhorias significativas nas nossas vidas. No ramo da arquitectura, não é diferente. Com frequência, são lançados softwares que facilitam a concepção de projetos para casas, apartamentos e outras edificações, deixando o trabalho dos profissionais mais ágil e facilitado, e permitindo aos clientes a inserção por ambientes ainda em construção.

Com estas novidades tecnológicas, o trabalho do arquitecto, atualmente, tem vindo a ganhar, tornando-se mais qualificado e valorizado. Para quem deseja conhecer mais sobre o que é tendência em tecnologia para o setor, este é o texto certo, para ver o que de melhor está acontecendo na arquitectura e na construção civil.

A seguir, será apresentado completo sobre como a tecnologia está contribuindo para o desenvolvimento da arquitectura moderna, com diversos exemplos de novidades que impactam no dia a dia das pessoas.

Modernidades na arquitectura

Você já deve ter percebido que a inteligência artificial está presente em diversos lugares. E isso também ocorre na arquitectura, através de programas que facilitam no desenvolvimento do design de algum espaço. Alguns modelos de IA até permitem calcular variáveis como o impacto ambiental de uma construção, desempenho energético de um edifício, podendo sugerir até mesmo pelo uso de materiais sustentáveis.

Outra tecnologia que veio para ficar na arquitectura é a impressão de projetos em 3D. Com ela, é possível criar modelagens detalhadas, para que seja apresentada uma versão realista de como ficará o projeto depois de pronto, antes mesmo da construção iniciar. Além disso, a impressão em 3D também permite a criação de elementos arquitectónicos de forma automatizada, com materiais como o plástico reciclado e o concreto.

Não menos importante é a realidade aumentada e virtual (RA ou RV). A cada ano, surgem novas actualizações em softwares voltados a estas duas áreas. Com elas, é possível realizar a caminhada por um edifício que ainda está em construção. Ou circular pela casa que ainda nem saiu do papel, incluindo a distribuição dos móveis. A RA e a RV são as mesmas tecnologias utilizadas para visitas virtuais em museus.

Para os arquitectos, uma tecnologia que revolucionou o mercado foi o Building Information Modeling (BIM) – Modelo Informativo da Construção, em inglês –, que possibilita o trabalho colaborativo entre a equipe de arquitectura, através de um formato dinâmico. O BIM permite que ocorra o compartilhamento de informações em tempo real de um projeto arquitetônico, facilitando também o contato com os engenheiros.

Melhorias para os moradores

As recentes construções de casas e apartamentos já contam com uma série de inovações tecnológicas, ideais para o bem-estar e qualidade de vida dos usuários. São novidades que já impactam positivamente em milhares de habitações, proporcionando tranquilidade e segurança, em ambientes planejados.

Um dos exemplos vem da casa inteligente, voltada para otimizar os moradores destas residências. A tecnologia pode funcionar no acionamento de lâmpadas, ligar e desligar aparelhos televisores e regular a temperatura do ar condicionado, tudo com um simples comando de voz ou aplicação no telemóvel. Através desse sistema, também é possível pensar em soluções sustentáveis, a fim evitar o consumo excessivo de energia elétrica.

Quando se pensa em arquitectura moderna, é válido lembrar que a segurança dos moradores é uma prioridade, principalmente, com a instalação de câmaras de segurança. As mais modernas possuem sistemas aliados à inteligência artificial, sendo capazes de detectar pessoas e veículos, armazenando em um banco de dados na nuvem sobre características específicas em cada situação atípica.  Os sistemas mais recentes também facilitam ao identificar alertas, com rápido accionamento por ajuda em caso de necessidade.

Importância da tecnologia para a arquitectura

O uso de tecnologias para a arquitectura é algo essencial. Por lidar com construções, e com o sonho dos clientes pela sua casa própria, ou pela construção de um edifício, contar com elementos tecnológicos que facilitam o trabalho do arquitecto deixam o processo mais efetivo e responsável.

Ainda é difícil de dizer sobre qual será o futuro da arquitectura, mas uma coisa é certa. Não será separada de tecnologias. Elementos como a inteligência artificial, a realidade aumentada e virtual, e o uso do 3D vão continuar, e provavelmente se aperfeiçoarão. Em um mundo com tantas transformações, o trabalho dos arquitectos também há de ser impactado positivamente com a evolução tecnológica.

Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE