Início em 18/07/2025 até 04/01/2026

A partir do dia 18 de julho, visite a exposição AALTO, na Ala Álvaro Siza, do Museu de Serralves.
Antecipando os 50 anos da morte de Alvar Aalto, uma das maiores figuras da história da arquitetura, esta exposição focar-se-á no extenso corpo de obra desenvolvido com ambas as esposas, Aino e Elissa. A família Aalto revolucionou a vertente humanista da arquitetura moderna, radicando-a numa ligação orgânica à natureza e produzido inúmeras peças de design.
Entre duas guerras mundiais, os Aaltos criaram uma identidade para a jovem nação finlandesa, participando nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna e nas Exposições de Paris e Nova lorque, concebendo obras-primas como: a Biblioteca de Viipuri, hoje na Rússia, a Villa Mairea, na Finlândia, a Baker House, nos Estados Unidos, ou a Maison Carré, em França. No advento dos antibióticos, será o seu Sanatório em Paimio a dar um exemplo ao mundo sobre a acessível salubridade dos espaços, estudando a incidência solar, a ventilação natural e até lavatórios silenciosos. Esse é o primeiro de treze projetos atualmente nomeados a Património Mundial da UNESCO.
A exposição Aalto é organizada pela Fundação de Serralves – Departamento de Arquitetura, em colaboração com o Alvar Aalto Museum, e tem curadoria de António Choupina, diretor de Arquitetura.