Início em 15/06/2025 até 31/10/2025
No próximo domingo, 15 de junho, às 17h30, o festival de arquitetura e arte Forma da Vizinhança inaugura o ATLAS, uma instalação arquitetónica temporária desenhada pelo arquiteto galego Manuel Bouzas, na Praça das Fontainhas, em Braga.
Com esta instalação, fica completo o roteiro do festival, que passa por oito locais da cidade, onde se podem visitar — entre junho e novembro — as propostas desenvolvidas por oito equipas de arquitetura.
O ATLAS está implantado num espaço enigmático que acolhe a chamada Fonte do Atlas, ou Fonte do Mundo, como é conhecida localmente. Uma cúpula de madeira, construída com o sistema Lamella e apoiada sobre vigas de aço reutilizado, paira sobre o espaço da fonte, convocando múltiplos usos e sentidos possíveis: lugar de pausa, de encontro, de escuta e de imaginação.
Num gesto simbólico das relações de vizinhança entre o Minho e a Galiza, a abertura contará ainda com um concerto acústico no interior da instalação, pela dupla galega Caamaño&Ameixeiras, que a ativarão com música tradicional reinterpretada em clave contemporânea.
Na Praça das Fontainhas, entre muros de pedra e vegetação, permanece um espaço da antiga quinta que existia antes da urbanização do lugar na década de 1980. Conhecido como Fonte do Atlas, ou Fonte do Mundo, este espaço nunca teve uma cobertura, mas a sua configuração — com dois acessos por escadas laterais, a fonte de um lado e uma fachada falsa do outro, voltada para um tanque — sugere um uso esquecido ou um gesto por concluir. A proposta do arquiteto galego Manuel Bouzas não resolve essa ambiguidade: habita-a.
Duas vigas longas de aço reutilizado pousam sobre os topos das paredes laterais, deixando espaço para a entrada de luz natural. Uma terceira viga colocada numa das pontas, na posição transversal, é sustentada por tubulares em V ancorados numa pedra pousada dentro do tanque existente. Sobre esta estrutura assenta uma cúpula em madeira construída com o sistema Lamella: um método de grelha curva desenvolvido nos anos 1920 pelo engenheiro alemão Friedrich Zollinger. Composto por ripas diagonais dispostas em losangos, o sistema permite criar superfícies leves, autoportantes e modulares que promovem eficiência estrutural.
Esta estrutura não cobre a fonte. Ao invés, paira sobre ela, ativando múltiplas possibilidades de uso no seu interior: poderá transformar-se num lugar de pausa, de conversa, de encontro ou de imaginação dentro do cosmos íntimo da vizinhança das Fontainhas.
Aberto ao público geral.
Entrada livre.
FICHA TÉCNICA DA INSTALAÇÃO ATLAS
ARQUITETURA
Manuel Bouzas
ENGENHARIA
Juan De la Torre
COLABORAÇÃO
Estudantes do Departamento de Arquitetura da Cornell University
Riley Wines
Varun Gandhi
PRODUÇÃO E MONTAGEM
Artworks
APOIO EM MATERIAIS
Artworks
Cornell University
FINSA
Xilonor
APOIO TÉCNICO
Município de Braga
Manuel Bouzas (Pontevedra, 1993) é arquiteto, investigador e professor. Dirige a prática MB-AE, baseada entre a Galiza e os EUA, que explora a interseção entre arquitetura e ecologia através de instalações urbanas, investigação e curadoria. É atualmente Teaching Fellow na Cornell University e curador do pavilhão espanhol na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025 com o projeto Internalities. Bouzas é mestre em Arquitetura pela ETSAM (UPMadrid) e em Design Studies pela Harvard GSD, onde também lecionou. A sua investigação incide sobre a relação entre materiais de construção e as paisagens de onde são extraídos. O seu trabalho foi distinguido com o Prémio Princesa de Girona das Artes 2025, o Renzo Piano World Tour Award, a bolsa La Caixa e o Prémio COAM e apresentado em diversas bienais internacionais.
LINKS
Galeria