Nuno Portas | Pedro Vieira de Almeida: Teoria e desenho da arquitectura em Portugal, 1956-1974

Início em 17/06/2025 até 17/06/2025

Categorias: outros

No próximo dia 17 de junho, às 18h30, numa sessão que vai decorrer na Fundação Marques da Silva, vai ser lançado mais um livro que resulta da parceria editorial entre esta Fundação e as Edições Afrontamento: NUNO PORTAS | PEDRO VIEIRA DE ALMEIDA: TEORIA E DESENHO DA ARQUITECTURA EM PORTUGAL, 1956-1974, de Tiago Lopes Dias.

Nuno Portas | Pedro Vieira de Almeida: Teoria e desenho da arquitectura em Portugal, 1956-1974,

de Tiago Lopes Dias, com “antiprólogo” de José Ángel Sanz Esquide, coeditado pela Fundação Marques da Silva / Edições Afrontamento, dá a conhecer o rigoroso trabalho de pesquisa, análise e reflexão desenvolvida pelo autor sobre a obra escrita, projectada e construída durante o período de formação e de início de actividade profissional dos arquitectos Nuno Portas (n.1934) e Pedro Vieira de Almeida (1933-2011). Uma investigação que constituiu matéria de doutoramento e que procura responder a uma intuição inicial: a de que a maturidade patente em algumas obras referenciais da arquitetura em Portugal da segunda metade do século XX não é, afinal, apenas resultante de uma prática essencialmente empírica nem independente de uma estruturação teórica.
O livro, um inovador olhar sobre a produção teórica e prática de Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida durante o período em análise, os contextos em que esta se desenvolve e a importante repercussão, nos respectivos percursos, da passagem pelo atelier de Nuno Teotónio Pereira, já se encontra nos circuitos comerciais. Mas, no próximo dia 17 de junho, na Fundação Marques da Silva, será o momento de o apresentar, cabendo essa missão a Helena Roseta e a Pedro Teixeira, uma arquitecta com um profundo e continuado trabalho no combate pelo direito à habitação e à cidade, e um professor catedrático da Faculdade de Economia da UP, que tem na economia do ensino superior, no capital humano ou na história do pensamento económico alguns dos seus principais temas de investigação. A sessão de lançamento, vai ainda proporcionar uma reflexão e debate alargado sobre os muitos temas que Nuno Portas | Pedro Vieira de Almeida: Teoria e desenho da arquitectura em Portugal, 1956-1974 suscita, contando ainda com a presença do autor, dos editores, representados por Fátima Vieira (Presidente da Fundação Marques da Silva) e José Ribeiro (das Edições Afrontamento), e de Rui Jorge Garcia Ramos que, juntamente com José Ángel Sanz Esquide, orientou a tese de doutoramento que está na base deste projeto editorial.

Venha e participe. A entrada é livre (sujeita à lotação do espaço) e será também a oportunidade para adquirir o livro a um preço tentador.

 

Sobre o autor

Tiago Lopes Dias é Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2004) e Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha (2017). Enquanto investigador, autor e conferencista, tem vindo a centrar-se nas relações entre teoria, crítica, história e projeto no contexto ocidental do século XX, particularmente no contexto ibérico. Dentro deste vasto campo de interesse situa-se a tese de doutoramento, que aqui se publica. É investigador contratado no CEAU-FAUP (2019-2025), onde desenvolve o projeto de investigação Housing in the Iberian Peninsula:architecture, theory and criticism in the 1960s and 1970s, selecionado e financiado pela FCT, através do Programa de Estímulo ao Emprego Científico. Foi Professor Assistente na Escola Superior de Arquitetura de Vallès (2016-21), Professor Assistente e Monitor na FAUP (2008-09, 2002-04) e participou em programas de pós-graduação e de study abroad em Barcelona (Metropolis, Calgary University, CIEE).

LINKS
ORADORES
  • Helena Roseta
  • Pedro Teixeira
  • Fátima Vieira
  • José Ribeiro
  • Rui Jorge Garcia Ramos
ESPECIFICAÇÕES
  • Lançamento: 17 de junho às 18h30
  • Local: Fundação Marques da Silva
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE