
A Requalificação da Praça do Município de Ribeira de Pena, com assinatura do AXR – Arquitetura e Design, foi o terceiro classificado no Prémio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2025.
Este ano, o primeiro lugar foi atribuído ao Viveiro de mudas – Ocupação Fazendinha, um singelo e sensível projeto de pequena escala desenvolvido pelo Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. O segundo lugar foi ocupado pela Casa da Carnaúba Várzea Queimada no estado do Piauí, projetada pelo escritório Rosembaum; enquanto que o terceiro lugar foi para a Requalificação da Praça do Município de Ribeira de Pena, em Portugal, desenhada pelo estúdio AXR – Arquitetura e Design.
A praça do Município e a envolvente da igreja são dos espaços mais importantes do ponto de vista urbano de Ribeira de Pena, tanto por assumirem um espaço central na vila, como por se tratarem do cruzamento das dinâmicas e espaços que a constituem. Esta intervenção consagra a Praça do Município como espaço central da Vila e simultaneamente ativa a envolvente próxima. Funciona como o “fogo da Vila”, sendo o ponto de partida para configurar e dinamizar o espaço público dela. O mesmo é definido por limites integradores das áreas confinantes, num desenho em que os elementos de mobiliário urbano, os materiais utilizados e a escala tentam fazer dilatar os limites e fazer com que os vários espaços se fundam e convidem à livre circulação, à pausa e à apropriação do espaço num contínuo com a Praça Central.
O Prémio ArchDaily Brasil Obra do Ano é resultado do esforço coletivo de nossas leitoras e leitores que votaram e selecionaram os 15 finalistas e, posteriormente, os 3 vencedores. O ArchDaily agradece sua participação em mais uma edição deste prêmio da arquitetura lusófona.
©DR