25 de Novembro, 2014

JOÃO BOTO CAEIRO PREMIADO NO MÉXICO COM GINÁSIO SUSTENTÁVEL

Espaço de Arquitetura Por Espaço de Arquitetura

Partilhar


JOÃO BOTO CAEIRO PREMIADO NO MÉXICO COM GINÁSIO SUSTENTÁVEL

 

João Boto Caeiro, 32 anos, é português, mas vive no México, país onde foi recentemente premiado em três categorias da 23ª edição do CEMEX, um concurso que distingue as melhores construções do México e do mundo.

 

""

 

É um dos arquitectos responsáveis pela construção do Sport City Oaxaca, um ginásio (localizado em Oaxaca, no México) projectado para usar os recursos naturais disponíveis.

 

Juntamente com Fulvio Capurso e J. J. Santibáñez, João projectou um edifício equipado com sistemas de captação de águas pluviais e de energia, através de estratégias passivas, como o aproveitamento da água da chuva e da ventilação natural.

 

""

 

Tem painéis solares no telhado, evitando assim os sistemas de ar condicionado e reduzindo os custos de energia. Tijolo, pedra, metal, madeira, bambu e telhas são alguns dos materiais utilizados na construção, combinando o tradicional com o contemporâneo.

 

O projecto venceu na categoria de Sustentabilidade, tanto a nível nacional (México), como internacional, e conquistou ainda o segundo lugar na categoria Edificação Educativa e Cultural.

 

""

 

Fonte: Público

noticias RELACIONADOS