21 de Julho, 2017

José Maria Gonçalves Vieira vence concurso para módulos de restauração na Praça S. João Bosco

Espaço de Arquitetura Por Espaço de Arquitetura

Partilhar


Categorias: Arquitetura

O vencedor do concurso para módulos de restauração na Praça S. João Bosco foi José Maria Gonçalves Vieira.

Na memória descritiva do projecto pode-se ler que “a praça S. João Bosco é um cul-de-sac localizado no fim da Rua Silva Carvalho e integra um parque para os moradores de Campo de Ourique em Lisboa. Os novos módulos de restauração distribuídos em torno das clareiras do jardim existente, multiplicam a vegetação através da sua reflexão, evitando a povoação do jardim com novas volumetrias artificiais.
Os módulos, espelhados, servem de enquadramento do próprio jardim, de forma a desvanecer os seus limites. O jardim em frente ao cemitério deixa de ser o fim de um percurso. As noções de princípio e fim dão lugar à forma de permanência. Estende-se o tempo.
A construção é feita com uma estrutura metálica, leve, revestida a película de espelho. No interior dos planos, inclui-se uma cozinha e um espaço de arrumos. A esplanada será a área coberta pelas copas das árvores onde se implantam os módulos.”
Os resultados do concurso promovido pela Junta de Freguesia da Estrela com a assessoria da OASRS foram divulgados na cerimónia que decorreu ontem na Academia Estrela.
 
O júri, composto pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o  Arq. Paulo Pinheiro e o Arq. Marcelo Dantas (indicado pela OASRS) considerou que a proposta vencedora, da autoria do Arq.to José Maria Gonçalves Vieira, destacou-se pelo modo como se integra no local, assumindo uma presença dissimulada mas profundamente transformadora dos modos de aproximação e vivência do Jardim.
 
O segundo prémio foi atribuído à FMCA Arquitectura, e o terceiro, à proposta da autoria do Arq.to João Araújo Sousa.
 
O júri deliberou atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º e 8º lugares, da autoria do Arq.to João Albano Vinhas Fernandes e ARCA, respectivamente.
 
1º classificado
Concorrente e coordenação: José Maria Gonçalves Vieira
Equipa: Rodrigo Gorjão Henriques
 
2º classificado
Concorrente: FCMA arquitectura
Coordenação: Cândida Catarina Militão Morgado
 
3º classificado
Concorrente e coordenação: João Araújo Sousa
 
MENÇÃO HONROSA (4º classificado)
Concorrente e coordenação: João Albano Vinhas Fernandes
 
MENÇÃO HONROSA (8º classificado)
Concorrente: ARCA
Coordenação: Francisco Xavier Palma Coelho Cordovil Cardoso
 
A exposição dos trabalhos ficará patente ao público até ao final do mês de Setembro, na galeria de exposições na Academia Estrela, sita na Rua do Quelhas, 32, Lisboa.
Galeria