Portugal promove a internacionalização da Bioenergia

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal organiza a participação da delegação portuguesa na Expobiomasa 2025 que decorre, em Espanha, Valladolid, entre 6 e 8 de maio.  NOVA LENHA – JAF; OMNIPELLETS; RUBRO – 4WOOD; RUBRO – NEW PELLETS; TEC PELLETS são as empresas nacionais que estarão em território espanhol para demonstrar a capacidade competitiva da Indústria de Madeira e Mobiliário de Portugal. A Expobiomasa é uma feira profissional do setor da biomassa, considerada uma referência no sul da Europa e na América Latina. A representação portuguesa estará localizada no Hall 2 – Stand 285.

A biomassa assume-se hoje como uma das alternativas energéticas mais relevantes para a transição energética, promovendo a circularidade, a valorização de recursos endógenos e a redução da dependência de combustíveis fósseis. Neste contexto, a participação nacional na Expobiomasa representa uma oportunidade estratégica para posicionar as empresas portuguesas num mercado cada vez mais atento à sustentabilidade e às energias limpas.

“A presença das nossas empresas na Expobiomasa 2025 reflete o dinamismo e a preparação da indústria portuguesa para os desafios da transição energética. O setor da biomassa está cada vez mais alinhado com as metas de descarbonização e economia circular, e Portugal tem todas as condições para ser um player de referência a nível europeu”, destaca Vítor Poças, Presidente da AIMMP.

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor, que desde 2010 duplicou as suas exportações.

A operação «INTER WOOD & FURNITURE 2024-2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo Programa Operacional COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE