22 de Outubro, 2014

PRÉMIO BRUNEL PARA REABILITAÇÃO DE PAINÉIS DE AZULEJO EM SÃO BENTO

Espaço de Arquitetura Por Espaço de Arquitetura

Partilhar


PRÉMIO BRUNEL PARA REABILITAÇÃO DE PAINÉIS DE AZULEJO EM SÃO BENTO

 

O projecto de reabilitação dos painéis de azulejo na estação de São Bento, Porto, foi distinguido com um prémio Brunel de 2014, na categoria de estações, anunciou a Rede Ferroviária Nacional (Refer).

 

""

 

Em comunicado, a Refer explica que os galardões Brunel, divididos por categorias, são atribuídos de 3 em 3 anos e assinala que o prémio agora atribuído “reconhece o esforço e empenho” da empresa “na preservação e promoção deste importante património”.

 

Criados pelo grupo de arquitectos e desenhadores ferroviários Watford, os prémios Brunel devem o seu nome ao engenheiro, inventor e arquitecto inglês Isambard Kingdom Brunel.

 

A concurso foram apresentados 92 projectos, tendo sido distinguidos 30, de 11 países diferentes, e dos quais 19 foram prémios e 11 menções honrosas.

 

Em edições anteriores, a Refer foi distinguida com um prémio atribuído à estação do Oriente (arquitectura) e 2 menções honrosas atribuídas à estação de Sintra (reabilitação) e à ponte sobre o rio Trancão (engenharia e meio ambiente), no ano de 1998.

 

Mais recentemente, em 2011, foi atribuído um prémio à nova ponte sobre o rio Sado (infra-estruturas técnicas). Também foram atribuídas 2 menções honrosas, uma à renovação da estação do Rossio (categoria de estações) e outro ao CCO de Lisboa (edifícios de suporte ao caminho-de-ferro).

noticias RELACIONADOS