8 de Outubro, 2021

Projeto de reabilitação na Av. 31 de Janeiro em Braga, sede do Castro Group, vence Prémios SIL do Imobiliário

Castro Group Real Estate Por Castro Group Real Estate

Partilhar


Categorias: Arquitetura

O Edifício que hoje alberga os novos escritórios do Castro Group venceu o Prémio SIL do Imobiliário, na Categoria Reabilitação Urbana, Escritórios.

O Castro Group, que atua nas áreas da promoção imobiliária e construção, com sede em Braga, foi hoje distinguido com o galardão Melhor Reabilitação Urbana, na categoria Escritórios, pelo Conselho Estratégico do SIL e pelo Presidente da Fundação da AIP.

O Edifício vencedor, que remonta ao início do século XX, localiza-se em pleno centro histórico, na Avenida 31 de Janeiro em Braga, e é resultado de um projeto de reabilitação que terminou em dezembro de 2020. Com esta reabilitação o Castro Group procurou dar uma nova vida a um património arquitetónico, que representa um marco para a cidade.

A nova sede do Castro Group, com assinatura do gabinete de arquitetura bracarense AZO Arquitectos, assume-se como um projeto ambicioso, de respeito e valorização pelo passado. Valores como os de autenticidade, integridade e reversibilidade foram observados ao nível do projeto e no decorrer dos trabalhos de reabilitação, pelo que a opção foi sempre privilegiar o carácter imanente das preexistências, procurando uma adequada articulação entre o novo e o existente.

Paulo Castro, CEO do Castro Group, refere: “é com grande orgulho que vemos o Projeto Av. 31 de Janeiro, que é hoje a casa do Grupo, receber a distinção de melhor reabilitação urbana, na categoria de Escritórios. Este é o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos na preservação deste edifício, ao longo de mais de um ano, através de uma intervenção arquitetónica assumidamente contemporânea, mas que sempre teve o cuidado de preservar o espírito do lugar”.

De facto, no edifício principal foram mantidos na íntegra todos os materiais decorativos, sendo que a recuperação das carpintarias e serralharias, estuques e dourados, vigamento de madeira e escadas, foram decisivos para a conservação da imagem geral, característica da pré-existência. A nova volumetria, adjacente ao edifício principal e que alberga espaços de apoio, foi totalmente construída em betão à vista de forma a possibilitar a sua integração no conjunto.

Já Mário Sequeira, CEO AZO Arquitectos aponta: O edifício sede do Castro Group constituiu para os projetistas uma oportunidade única de enaltecer e valorizar um edifício pré-existente de características arquitetónicas de grande interesse no enquadramento urbanístico da cidade de Braga. O sucesso no desenvolvimento deste projeto deveu-se, sobretudo, a um trabalho cooperativo e sincronizado entre aquilo que era a visão arquitetónica dos projetistas e os objetivos da Castro Group para este edifício.

Os Prémios SIL do Imobiliário, que tiveram a primeira edição em 2010, distinguem anualmente o que de melhor se faz no mercado imobiliário português, em várias categorias. Estes prémios são atribuídos todos os anos no SIL – Salão Imobiliário de Portugal, o maior salão Imobiliário do país, que estará aberto ao público na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até ao próximo dia 10 de outubro de 2021.

 

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS