
Seferin Arquitetos da Saúde apresenta a Rua Coberta da Santa Casa na mostra “Inovação em Foco: Quando Arquitetura e Arte Encontram a Sustentabilidade”, paralela à Bienal de Arquitetura.
Após participar de uma mostra em Paris, os irmãos Gustavo e Marcelo Seferin, do escritório Seferin Arquitetos da Saúde, seguem com o projeto Rua Coberta da Santa Casa na programação da exposição internacional “Inovação em Foco: Quando Arquitetura e Arte Encontram a Sustentabilidade”, que acontece de 3 a 15 de julho, em Veneza, paralelamente à Side by Side Bienal de Arquitetura de Veneza 2025.
A mostra, com curadoria de Alcinda Saphira, reúne arquitetos e artistas de diferentes nacionalidades comprometidos com práticas criativas voltadas à sustentabilidade, à inovação e ao impacto social por meio da arquitetura e da arte. O projeto da Rua Coberta — premiado com o Architizer A+Awards — é a contribuição brasileira do escritório gaúcho ao debate internacional sobre a transformação de espaços de cuidado.
“É uma grande satisfação seguir compartilhando esse projeto em um evento tão relevante, que reúne profissionais comprometidos com a inovação e a sustentabilidade na arquitetura”, destaca Marcelo Seferin, que esteve em Veneza junto com a sócia Juliana Mohr, representando o escritório na primeira etapa da mostra na cidade italiana, que ocorreu de 21 a 30 de junho.
De Paris ao coração de Veneza
A participação em Veneza sucede a presença do mesmo projeto na mostra realizada na Place des Vosges, uma das praças mais emblemáticas de Paris. A exposição anterior propôs uma jornada entre arte, design, arquitetura e meio ambiente, celebrando a colaboração entre Brasil, França e Estados Unidos — em homenagem ao G20 2024 e à futura COP30, em 2025.
Sobre o projeto exposto
A Rua Coberta da Santa Casa foi desenvolvida para o tradicional complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com o objetivo de conectar prédios distintos por meio de uma cobertura de 1.647 painéis de vidro, criando um espaço protegido e integrador. A obra alia funcionalidade técnica, conforto ambiental e uma linguagem arquitetônica orgânica, pensada para melhorar a experiência de pacientes, profissionais e visitantes.
Sobre a exposição
Com curadoria de Alcinda Saphira e coordenação do economista Louis Ventura, PhD, a exposição busca ampliar o diálogo sobre soluções ecológicas urgentes, por meio de práticas criativas que expandem os limites do design e da expressão artística. A mostra integra um circuito internacional que culminará na COP30, em Belém do Pará.
Além da Seferin Arquitetos da Saúde, participam nomes como Benedito Abbud, Patrícia O’Reilly, Ester Carro, entre outros arquitetos brasileiros e artistas de países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Croácia, Turquia e Portugal.
Histórias que projetam juntas
À frente da Seferin Arquitetos da Saúde e da Seferin Arquitetura estão os irmãos Gustavo e Marcelo Seferin, ao lado da arquiteta Juliana Mohr. Gustavo é formado pela PUCRS, com especializações em Gerenciamento de Projetos (FGV), Sustentabilidade (UPC – Barcelona) e Arquitetura Hospitalar (Newton Paiva), e atualmente cursa MBA em Gestão em Saúde. Lidera os projetos na área hospitalar, com mais de 220 mil metros quadrados projetados. Marcelo, também formado pela PUCRS, possui especialização em Design Estratégico (Unisinos), Gerenciamento de Projetos (IPOG) e Arquitetura Hospitalar (IAHCS). Coordena os projetos residenciais e de interiores do escritório. Juliana é graduada pela UFRGS, com pós-graduação em Arquitetura Hospitalar (IAHCS/Fasaúde), e atua como sócia desde 2021, integrando a liderança técnica da equipe.
Os dois escritórios contam com equipes dedicadas de arquitetos, que atuam de forma integrada em diferentes frentes de projeto. O trabalho coletivo, a troca constante entre especialidades e a valorização de processos colaborativos são parte essencial da cultura que orienta a atuação da Seferin — onde cada profissional contribui para soluções alinhadas aos mais altos padrões técnicos e à experiência sensível dos espaços.