2 de Dezembro, 2022

Butterfly House

Same Architects Arquiteto Por Same Architects Arquiteto

Partilhar


Butterfly House – Face á forte presença da paisagem natural que envolve o local, tornava-se imperativo desenvolver uma proposta que abraçasse essa mancha verde e que ao mesmo tempo se destacasse pela sua singularidade volumétrica.

Por conseguinte, optou-se por uma solução imponente para maximizar as vistas para a envolvente e conseguir, ao mesmo, a melhor orientação / exposição solar.

A principal vantagem do local é a sua solidão face à inexistência de outras construções. Com uma vista desafogada, a sua localização no topo do vale permite obter vistas panorâmicas. Assim, tal como uma borboleta, a construção abre as suas asas para a paisagem, com movimentos livres e sensuais. Movimentos sinuosos dão lugar a uma fachada dinâmica e autêntica.

Desenvolvido em dois níveis, o programa foi distribuído de forma descendente – imposição derivada das condicionantes topográficas do terreno em questão.

No nível superior dois volumes principais projetam-se para a falésia, enfatizando o sentimento de vertigem – cria-se um todo dramático e ousado.

O acesso é efetuado pelo piso superior, no qual estão localizados os espaços de dormir (zona privada) – dois quartos de solteiro e uma suíte – e os espaços sociais no piso inferior, segundo o conceito de open space – cozinha, sala de estar e jantar –  nos quais a relação com a natureza é privilegiada através de generosos vãos envidraçados.

O interior caracterizado pela fluidez sinuosa dos espaços, obriga a um desenho detalhado dos seus espaços e mobiliário costumizado.

Tendo em conta a especificidade volumétrica da proposta, a escolha dos materiais a aplicar tem como objetivo enfatizar a silhueta curva da moradia.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Butterfly House

 

Função

Residência Unifamiliar

 

Localização

Braga, Portugal

 

Arquiteto

Same Architects

 

Team Design

Paulo Santos, Ana Mendonça

 

Ano

2018

Galeria