Casa do Castanheiro

A Casa do Castanheiro é um projecto de reabilitação que visou transformar e ampliar uma pequena casa minhota.

Existia no local uma casa principal, de dois pisos, sem ligação entre eles e um volume anexo destinado ao armazenamento de materiais agrícolas que se encostava no muro da propriedade. O projecto passou pela reabilitação destes dois volumes criando um corredor de ligação entre eles, e que é a charneira da habitação permitindo o uso dos dois volumes de forma autónoma. Criou-se também uma escada que para além de ligar os dois pisos da casa principal, também orienta o espaço do piso superior que, apesar de ser uma nave totalmente aberta, tem a sala de estar, de jantar e cozinha nos seus próprios espaços de forma hierarquizada.

Do piso superior pode aceder-se também a uma varanda que liga este a um socalco do terreno à mesma cota, criando assim um grande pórtico de entrada no jardim para quem percorre o piso térreo ao entrar na casa.

Não restaram grandes dúvidas que formalmente a gramática dos elementos arquitectónicos exteriores tivesse que ser entre o granito, o reboco branco e o vermelho sangue de boi, num imaginário que nos indica com certeza que estamos perante uma casa minhota. Já no interior estas referências foram sendo desconstruídas, e foram introduzidas outras cores, o verde e o amarelo como pequenos apontamentos de cor que pretendem alegrar os espaços com composições abstratas.

A casa do castanheiro é uma casa para ser vivida em grande parte no exterior, e uma vez entrando pelos jardins adentro, viram-se as costas à rua e o ambiente campestre é total. Existem por isso diversos pontos de ligação entre exterior e interior, recantos, espaços de lazer e espaços de contemplação que pretendem fazer deste projecto um retiro para quem o habite, tanto ocasionalmente como em permanência.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa do Castanheiro

 

Localização
Alto Minho, Portugal

 

Cliente
Privado

 

Arquitetura
Luppa Arquitectos

 

Arquiteto responsável

Francisco Mesquita Moura

 

Colaboração

André Machado, Gonçalo Campinho, Pedro Tavares

 

Fotografia

Ivo Tavares Studio

 

Área total construída

220m2

 

Ano
2024

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE