O projecto para a realização da nova escola primária parte da vontade de requalificar e reorganizar as áreas livres que caracterizam a envolvente do convento de San Bernardino e que actualmente se encontram pouco valorizadas e tratadas como zonas verdes residuais entre os volumes edificados.
A intervenção tem como objectivo definir um novo parque urbano em torno do complexo de San Bernardino que, em conjunto com o jardim da Montagnetta, situado um pouco mais a norte, poderá formar um sistema de espaços verdes entre o centro histórico e o santuário, ao longo do eixo arborizado do Viale Papa Giovanni XXIII.
A estratégia de projecto prevê a implantação do edifício da nova escola segundo um eixo nascente–poente, de modo a permitir que este se relacione tanto com o complexo conventual como com o jardim-de-infância existente, definindo-se claramente as partes do parque de uso público e aquelas reservadas às actividades escolares.
Do ponto de vista arquitectónico, o principal desafio na concepção da nova escola passa por garantir que esta se integre harmoniosamente no contexto envolvente, dominado pelo complexo conventual quinhentista de San Bernardino. Para tal, o projecto reinterpreta alguns elementos arquitectónicos típicos do lugar. Em particular, inspirando-se na tipologia dos claustros, dos pátios e das casas rurais lombardas, o projecto propõe um edifício alongado, no qual a relação entre os espaços interiores e exteriores é fundacional. A cada espaço interior da nova escola corresponde um espaço exterior análogo, definido por muros em tijolo e vegetação autóctone. A escolha do revestimento exterior em tijolo retoma um material tradicional local e contribui para a criação de uma relação com o complexo monumental adjacente. O aparelho gótico adoptado nos muros em tijolo e a presença de filtros na parede da escola visam estabelecer um diálogo com alguns dos elementos em alvenaria presentes no claustro de San Bernardino.
O novo edifício da escola primária apresenta um desenvolvimento linear que, em correspondência da fachada do claustro, é desfasado de modo a alinhar com o jardim-de-infância e assim definir o ponto de entrada no átrio, que se encontra numa posição central em relação aos espaços de ensino. A ala voltada a nascente acolhe as cinco salas de aula e o laboratório, enquanto na ala poente situam-se o refeitório e o espaço polivalente, ambos contidos num único volume flexível que pode ser subdividido por paredes móveis. Cada espaço da escola abre-se para o seu próprio jardim.
Do volume da escola prolongam-se muros de tijolos que favorecem a extensão do espaço interior para o jardim, que assim se transforma num lugar para experiências de aprendizagem.
O projeto reinterpreta a lógica típica das aberturas das casas rurais lombardas, com grandes vãos voltados a sul e pequenos orifícios ou filtros de tijolo para ventilação nas paredes a norte.
Todos os espaços de ensino voltam-se para o parque a sul, com amplas superfícies envidraçadas protegidas por uma cobertura saliente e equipadas com proteções solares. Do mesmo modo, as zonas de serviço e os espaços de circulação beneficiam de luz natural proveniente de janelas voltadas a sul, posicionadas na parte superior dos compartimentos, em correspondência do desfasamento entre os planos inclinados da cobertura.
Ao nível dos materiais, a nova escola apresenta uma envolvente em tijolo que estabelece um diálogo com os elementos do convento e o contexto envolvente. No interior, o edifício é constituído por uma estrutura em madeira laminada cruzada (CLT) à vista que proporciona um ambiente acolhedor e inovador aos espaços destinados às crianças.
Castro Natali + Studio Bombasaro, 2022
Projecto
Escola Primária de San Bernardino
Localização
Caravaggio, Itália
Cliente
Ministero dell’Istruzione / Comune di Caravaggio
Arquitectura
Castro Natali + Studio Bombasaro
Arquitectos Responsáveis
Alexandra Castro, Nicola Natali, Andrea Bombasaro, Giancarlo Uliana
Colaboradores
Beatriz Robalo, Cristiano Alves, Alessia Piva
Estruturas
Studio Bombasaro, Pergine, Italy
Electricidade
Studio Bombasaro, Pergine, Italy
Hidráulica
Studio Bombasaro, Pergine, Italy
Instalações Mecânicas
Studio Bombasaro, Pergine, Italy
Acústica
Tera Group, Trento, Italy
Medições e Orçamento
Studio Bombasaro, Pergine, Italy
Visualizações
© Castro Natali + Studio Bombasaro
Fotografia
© Castro Natali
Área de Intervenção
22.280 m2
Área de Construção
690 m2
Data do Concurso
2022
Data de Projecto
2023