A presente intervenção integra um projecto mais abrangente que visa a requalificação geral do recinto da Feira da Bela Vista. É objectivo da Câmara Municipal intervir no recinto onde semanalmente se realiza a Feira da Bela Vista e na área envolvente próxima, a fim de requalificar este espaço público polivalente e de o dotar de melhores condições para a actividade dos feirantes.
Tendo em vista o faseamento da obra, e de acordo com as características específicas do espaço, a área global de intervenção foi subdividida em 3 zonas distintas. O presente projecto incide na Zona C: Acesso poente (rua Camilo Castelo Branco).
Este espaço é actualmente caracterizado por um passeio público, com cerca de 1,1 m de largura, que acompanha a rua Camilo Castelo Branco ao longo de toda a área de intervenção. Entre o passeio e a cota alta (definida pelo muro da escola e o limite poente do recinto da feira) a área de intervenção é caracterizada por um talude, que não está tratado ao nível da vegetação e apresenta uma pendente acentuada.
A ligação pedonal entre a rua Camilo Castelo Branco e o recinto da feira é actualmente efectuada por meio de uma escada em betão, com uma geometria desfavorável, em relativo mau estado de conservação, e que constitui em si uma barreira arquitectónica.
Assim, a proposta de intervenção assenta nas seguintes medidas:
_ construção de uma rampa de dois lanços a fim de se vencer sem barreiras arquitectónicas o desnível existente entre a rua Camilo Castelo Branco e a cota do recinto da feira;
_ redesenho do passeio público ao longo da Rua Camilo Castelo Branco;
_ arranjo dos taludes novos e existentes;
_ construção de um edifício para instalações sanitárias de uso público e espaço de arrumos localizado debaixo da plataforma do recinto da feira.
O actual desnível existente, de 5,2 m de altura, entre a rua Camilo Castelo Branco e a plataforma do recinto da feira será vencido por uma rampa de dois lanços, com uma largura de 2 m e uma pendente inferior a 6 %, que se encontram num patamar à cota intermédia.
Este sistema será constituído por uma estrutura composta de muros e rampas em betão armado.
O revestimento das lajes em betão armado da rampa será executado em lajeado de granito cinza claro, com acabamento bujardado a pico fino nas faces visíveis, com peças de dimensão variável e espessura de 7 e 15 cm, conforme a estereotomia dos desenhos de projecto.
O revestimento de forra dos muros em betão será executado com peças em granito amarelo, de dimensão irregular e espessura de 12 cm, com as faces visíveis toscas e secas.
No coroamento do muro em betão armado, junto ao limite poente do recinto da feira, serão colocados bancos executados em granito cinza claro.
Ao longo da rampa será colocada uma guarda executada em vergalhões de aço, com secção quadrada de 30×30 mm, acabada com a mesma cor e esquema de pintura definidos para os postes de iluminação.
Na rua Camilo Castelo Branco, o projecto prevê o redesenho do passeio público que se encontra dentro da área de intervenção. Ao longo do passeio está prevista a plantação de árvores, da espécie Liquidâmbar (Liquidambar styraciflua L.), distanciadas entre si 11 m. Serão ainda colocados candeeiros de iluminação pública que irão garantir a iluminação da faixa de rodagem e das rampas de acesso à plataforma da feira.
O edifício destinado às instalações sanitárias localizar-se-á debaixo da plataforma do recinto da feira e o seu acesso será feito a partir do patamar intermédio da rampa que estabelece a ligação entre a rua Camilo Castelo Branco e a cota do recinto.
Com um pé-direito livre de 2,5 m, este bloco de planta rectangular tem cerca de 60 m2 e é organizado por um corredor de distribuição, que dá acesso a 3 espaços de casa-de-banho e a um pequeno arrumo de apoio à feira.
Castro Natali, 2015
Projeto
Feira da Bela Vista
Cliente
Câmara Municipal de Gondomar
Localização
Fânzeres, Gondomar
Arquitectura
Castro Natali
Arquitectos Responsáveis
Alexandra Castro, Nicola Natali
Colaboradores
Charles Rocha
Estruturas
GOP – Gabinete de Organização e Projectos, Porto, Portugal
Electricidade
GPIC – Projectos, Consultadoria e Instalações, Porto, Portugal
Hidráulica
GOP – Gabinete de Organização e Projectos, Porto, Portugal
Medições e Orçamentos
GOP – Gabinete de Organização e Projectos, Porto, Portugal
Visualizações
© Castro Natali
Fotografia
© Castro Natali
Área de Intervenção
6.190 m2 (Fase 1)
Área de Construção
60 m2 (Fase 1)
Data do Projecto
2014-2015
Datas de Construção
2017-2022 (Construído Fase 1)