Moradia Mesão Frio – A Quinta Vinícola Saramagayo encontra-se integrada na monumental paisagem do Alto Douro Património Mundial da UNESCO.
Uma das características mais relevantes da paisagem do Alto Douro Vinhateiro são os seus socalcos estreitos e sinuosos onde assentam as vinhas, construídos ao longo de séculos de evolução do conhecimento da produção de vinho. A presente moradia tem como objetivo integrar-se na topografia e em simultâneo acompanhar o movimento das curvas de nível.
A cobertura revestida com vegetação rasteira com espécies autóctones pensadas de modo a contribuir para a manutenção racional e sustentável da vinha, graças à sua capacidade para atrair organismos benéficos que se alimentam das espécies parasitas que contribuem para a redução da necessidade de recorrer a pulverizações fazendo com que a habitação contribua para ecossistema fundamental á preservação da vinha.
O desenho resulta de uma leitura cuidada de todos os elementos naturais e construídos que compõem esta extraordinária paisagem, procurando criar um edifício contemporâneo e harmonioso, respeitando o seu património ambiental, cultural e humano.
https://mjarc.com/pt/projetos-arquitetura
Projeto
Moradia Mesão Frio
Localização
Mesão Frio, Portugal
Arquitetura
MJARC Arquitetos Associados
Arquitetos
Maria João Andrade e Ricardo Cordeiro
Ano
2024
Estado
Licenciamento




