Pavilhão Barrocas – O Pavilhão é um fait divers. Ser arquiteto tem destas coisas. Encontrar cliente que quer algo que não é o corriqueiro. É uma sorte. Que se vai construindo ao longo dos anos. Tinha que ser isolado. Música sem restrições. Livros, muitos livros. Sala para a paixão da coleção de comboios miniatura.
Um pequeno ginásio. Elevei o pequeno volume no ponto mais alto da propriedade. Levita como algo estranho ali estivesse a aterrar. Ou a levantar? Ali no meio dos pinheiros mansos. Um grande espaço e dois mais pequenos albergam os requisitos do programa. Janelas e terraços deixam entrar – selecionando-as paisagens mais surpreendentes e nunca iguais. O espaço pequeno tornasse enorme ao receber mobília, livros, objetos, aparelhos de som, máquinas e … uma surpreendente e apaixonada construção de comboio em miniatura, com os seus vales e montanhas, estações e aldeias.
Tudo o que não falta para encantar qualquer um. É uma construção mista com uma linguagem – ou morfologia – que se pretendia diferente do complexo da habitação. Está ali isolado, levitando, pronto para partir … sonhando.
https://www.carloscastanheira.pt
http://ultimasreportagens.com
Projet
Pavilhão Barrocas
Localização
Estremoz, Portugal
Arquitetura
CC&CB – Architects
Arquiteto Responsável
Carlos Castanheira
Sara Pinto, Fernanda Sá
João Figueiredo
HDP- Construction and Engineering Projects, Lda
Fernando Guerra FG+SG
Área
436 m²
Ano
2015-2017