Os edifícios que constituem o Mercado Municipal e o espaço por eles definido, habitualmente designado como “a praça”, nome que adquiriu da anterior praça do
mercado, são, em conjunto, elementos caracterizadores da paisagem urbana da cidade de Guimarães. O recinto do antigo mercado municipal dispunha de uma
localização privilegiada, com excelentes acessos e extremamente central, muito próximo da Praça do Toural e do centro histórico.
âmbito da Capital Europeia da Cultura de 2012, concretizou-se a recuperação de uma área fundamental do espaço da cidade, reintegrando-a física e funcionalmente na malha urbana. Para além disso, a operação estendeu-se para os terrenos anexos, possibilitando a requalificação do espaço interior do quarteirão, totalmente descaracterizado, produto da sua ocupação com uma indústria de transformação de mármores.
constituem o programa funcional, tanto para o novo edifício quanto para os existentes, e bem assim para os terrenos anexos. Para o efeito foram definidas três grandes áreas programáticas:
-Centro de Arte, que acolhe uma colecção permanente, no caso a Colecção José de Guimarães, área de exposições temporárias, espaço polivalente destinado a actividades complementares – apresentações e espectáculos – para além de uma série de serviços complementares e um pequeno parque de estacionamento automóvel.
-Laboratórios Criativos (gabinetes de apoio empresarial),destinados ao acolhimento e instalação de actividades relacionadas com industrias criativas, permitindo o desenvolvimento de projectos empresariais.
-Ateliers Emergentes de Apoio à Criatividade, constituídos por espaços de trabalho de vocação criativa e destinados a jovens criadores que, em diversas áreas de
actividade, pretendam desenvolver projectos com carácter temporário.
Por último, previa-se recuperar todo o edifício existente, na tentativa de promover a instalação de actividades comerciais complementares que pudessem potenciar a criação de um espaço de características abrangentes do ponto de vista das actividades culturais multidisciplinares.
âmbito da Capital Europeia da Cultura.
projeto
Plataforma das Artes e da Criatividade
localização
Guimarães, Portugal
arquitetura
Pitágoas group
colaboradores
João Couto
Marlene Sousa
Carla Guimarães
João Carvalho
Fernando Torres
Mariana Santos
André Malheiro
Francisco Oliveira
Hélio Pinto
fiscalização
Câmara Municipal de Guimarães
constructor
Casais
fundações e estruturas
Projegui
instalações hidráulicas
Projegui
acústica e higrotérmica
Vasco Peixoto de Freitas
instalações mecânicas
GET
estudo do comportamento térmico
GET
instalações eléctricas
Feris
arranjos exteriores
Jorge Maia
Pitágoras Group
data
2010-2011
área
22 000m2
fotografia
José Campos
João Morgado








































































